Como fazer um defumador caseiro? Veja 3 maneiras

5 minutos para ler

Defumador se trata de um ambiente onde é controlado a fumaça e temperatura. Dessa forma, muitos se questionam como fazer um defumador caseiro.

Pode ser feito de forma simples ou sofisticado, como de latão, tambor e de alvenaria, variando conforme quantidade de defumados.

Você quer saber como fazer um defumador caseiro como esses três? Então prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre esse processo.

Como fazer um defumador caseiro

Para quem busca como fazer um defumador caseiro, deve levar em conta a quantidade de defumados produzidos diariamente. De latão, tambor ou alvenaria, cada um suporta apenas um certo número de pedaços.

O de alvenaria se trata de uma estufa voltada para grandes quantidades, feito com laje, porta de ferro e chaminé. Já o de latão se volta para pequenas quantidades, bem próximo do modelo em tambor.

Aqui vai como fazer eles.

Defumador caseiro de alvenaria

Voltado para grandes quantidades, se trata de um espaço de alvenaria comum, tendo partes como laje, chaminé e porta de ferro. Primeiro, você deve observar as dimensões da estufa:

  • Na parede, tijolos maciços de largura 6 cm, comprimento 20 cm e altura 10 cm, furados e assentados com argamassa 1:8. O reboco deve ter 1,5 cm de espessura em seus lados;
  • No alicerce, traço 1:3:6, tendo valas com perímetro de 10 m de profundidade, 0,30 m de largura e 0,40 m em solo compacto;
  • Forro com laje imune às variações do clima e infiltrações de água.

O braseiro deve ser ½ tijolo, assentado no barro, assim como seu piso de tijolos rejuntados. Os arames devem se encontrar a 1,70 m do piso e a porta, com chapa de zinco, deve se abrir para fora.

Por fim, o termômetro deve ser colocado na porta numa altura de 1,50 m da base. A chaminé deve ter 2-3 manilhas, com diâmetro 15 cm, e a laje deve ser pré-fabricada numa quantidade que corresponda a 6 m².

Defumador de latão

Voltado para pequenas quantidades, não é complicado pensar em como fazer um defumador caseiro de latão.

Antes de tudo, você deve queimar o latão em uma fogueira ou lareira para eliminar qualquer resíduo que tenha restado no material. Isso é comum, principalmente se for um de tinta ou coisa do tipo.

Depois, é necessário fazer vários furos embaixo dele, de forma a permitir a circulação da fumaça.

Da mesma forma deve ser feito nas laterais do objeto, bem próximo da base. Após isso, adquira uma tela para ser colocada e apoiar a carne.

Corte ela no diâmetro do latão e a ponha lá dentro, bem próxima da boca do objeto. Para servir de suporte, coloque quatro pregos nos cantos do latão e coloque a tela em cima.

Por fim, ponha pedaços de madeira para fazer fogo no latão, incendiando logo depois.

Após virar brasa, ponha uma boa quantidade de cepilho, sobras de madeira comum em serrarias. É ele que produzirá uma boa quantidade de fumaça.

Por fim, coloque a tela, estabeleça um suporte de metal embaixo do latão para permitir circulação da fumaça e pronto, já pode começar a defumar.

Defumador de tambor

Começando com dois tambores de 200 litros: um deles é dividido ao meio, enquanto o outro é cortado em 1/3 de sua altura, para o restante servir de base.

É necessário que tenha retirado a tampa de forma a continuar servindo para tampar. Já na base do tambor maior, corte 4 cantos de forma a deixar um “X” de 15 cm de largura.

Novamente lá em cima do tambor, martela duas hastes de ferro de construção a 10 cm de  distância da boca. Aí será colocada a tela que suportará os alimentos que serão defumados.

No tambor que será base, faça o mesmo processo de “X”, de forma que os dois coincidam. Na lateral próxima da base, faça uma abertura em formato de quadrado com 10 cm², que servirá para circulação do ar.

Além disso, coloque quatro chapinhas em distância igual na base, para apoiar o tambor superior. É importante que produza alças para a base, parte superior e tampa.

Queimador de serragem

Elemento especial para defumação, já que é necessário queima de serragem para calor e fumaça. Você deve contar com uma lata vazia próxima de 18 litros, como aquelas de margarina.

A lata deve ser preparada para colocação da serragem fina pó-de-serra.

Após cheia em sua metade, deve ser criado um túnel em L dentro da serragem, culminando num buraco na lateral da base, um quadrado de 10 cm².

Duas garrafas ou tocos cilíndricos devem ser colocados nesse túnel, em pé e outro deitado na saída lateral.
Dessa forma, fica claro como fazer um defumador caseiro.

Posts relacionados

Deixe uma resposta