Existem diversos temperos e condimentos para linguiça que podem ser usados na hora de sua fabricação.
Há muitos alimentos que não fazemos ideia de como são fabricados ou produzidos, logo, fazemos jus ao ditado: “O que os olhos não veem o coração não sente”.
Mas a linguiça é um caso a parte, dentro de sua membrana é possível armazenar diversos tipos de substâncias, temperos e condimentos, além das partes dos animais, é claro.
Se você quer saber mais sobre os condimentos básicos para os tipos de linguiça basta continuar a leitura!
Condimentos básicos para fazer linguiça artesanal
Os condimentos em sua grande parte possuem qualidades medicinais e culinárias, além de serem é claro, essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável.
As linguiças artesanais — ou gourmet — como também são conhecidas podem ser produzidas em casa por qualquer pessoa.
Assim, é possível escolher de forma particular os tipos de carnes que serão utilizadas, temperos, condimentos, substâncias e assim por diante.
A linguiça como conhecemos hoje foi muito modificada em sua produção com a colaboração da indústria. Já a linguiça artesanal se assemelha muito ao modo como ela era produzida e consumida na época do Império Romano.
Naquela época, os embutidos recebiam o nome de farcimina. E quando por motivo de necessidade os caçadores abatiam algum animal e não queriam desfazer-se do que não podiam consumir, eles cortavam as carnes da caça e embutiam-nas nas tripas limpas do animal, então, acredita-se que daí surgiu a linguiça.
Para que aquela carne não estragasse, ela era temperada com sal e ervas aromáticas, preservando-a assim para o consumo futuro.
Hoje, além da carne e da gordura animal, outros condimentos essenciais para a sua preparação são: sal, cebolinha, pimenta do reino e salsinha — esses são denominados condimentos naturais.
Condimentos para linguiça toscana
Para a preparação da tradicional linguiça toscana com carne de porco são usados condimentos convencionais como o coentro e o sal.
No entanto, existe uma infinidade de condimentos que podem ser utilizados na preparação da linguiça toscana (suína e de frango).
O ideal é utilizar temperos secos, como:
- Alho em flocos,
- Cebola desidratada;
- Pimenta;
- Orégano;
- Gengibre em pó;
- Louro em pó.
Ou ervas e condimentos secos, como:
- Orégano;
- Manjericão;
- Salsinha;
- Tomilho;
- Alecrim;
- Cebolinha;
- Pimenta do reino.
As ervas e especiarias secas devem ser esmagadas antes da sua utilização, pois assim elas liberam e fixam mais o sabor.
No entanto, as ervas e os temperos secos podem conter substâncias contaminantes e, por isso, o ideal é escolher bons fornecedores de ervas e especiarias a fim de evitar a contaminação do produto proveniente das ervas aromáticas.
Condimentos para linguiça calabresa
Quando se trata de encher linguiça há inúmeras possibilidades e opções. Para quem gosta de produzir a própria linguiça em casa temperos, ervas e especiarias podem ser utilizadas a vontade.
Além de escolher a melhor carne, a graça de preparar a linguiça é poder variar nos temperos e condimentos.
Quem opta por preparar a linguiça em casa pode incluir ervas, queijos, azeitonas e até mesmo nozes para expandir o sabor da peça.
Na feijoada, na pizza ou nos aperitivos as linguiças possuem variantes pelo Brasil.
A famosa linguiça calabresa de Bragança Paulista (Interior do estado de São Paulo) leva toques tradicionais de pimenta e pode contar com outros ingredientes além da carne de porco como tomate seco, queijo, azeitonas e até mesmo rúcula.
Os condimentos para linguiça podem ser adicionados antes de servir, durante o consumo e no meio do cozimento, isso porque alguns são específicos para dar sabor e, outros, textura aos alimentos.
Por isso, pense em como você pretende preparar a linguiça e selecione os condimentos mais adequados para tal.
Os profissionais nutricionistas recomendam que se dê preferência a ervas como alecrim, manjericão, tomilho, orégano e cebolinha, pois esses são condimentos mais saudáveis e tendem a trazer benefícios para a saúde.
Além disso, as ervas secas são ótimos condimentos para linguiça porque são nutritivas e ricas em vitaminas A e C, além de trazerem um aroma mais refrescante ao prato.
Onde comprar?
É possível encontrar condimentos para linguiça em lojas de ervas, especiarias e temperos e supermercados. Existem também fornecedores de ervas e especiarias que vendem os condimentos preparados e prontos para o uso.
No entanto, conforme alertado, é necessário escolher fornecedores de confiança por conta do risco de contaminação que há.
Gostou desse post sobre condimentos para linguiça? Tem alguma dica? Aproveite a visita e compartilhe a sua opinião sobre o assunto conosco.