condimentos para linguiça condimentos para linguiça

Condimentos básicos para linguiça: quais são?

5 minutos para ler

Existem diversos temperos e condimentos para linguiça que podem ser usados na hora de sua fabricação.

Há muitos alimentos que não fazemos ideia de como são fabricados ou produzidos, logo, fazemos jus ao ditado: “O que os olhos não veem o coração não sente”.

Mas a linguiça é um caso a parte, dentro de sua membrana é possível armazenar diversos tipos de substâncias, temperos e condimentos, além das partes dos animais, é claro.

Se você quer saber mais sobre os condimentos básicos para os tipos de linguiça basta continuar a leitura!

Condimentos básicos para fazer linguiça artesanal

Os condimentos em sua grande parte possuem qualidades medicinais e culinárias, além de serem é claro, essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável.

As linguiças artesanais — ou gourmet — como também são conhecidas podem ser produzidas em casa por qualquer pessoa.

Assim, é possível escolher de forma particular os tipos de carnes que serão utilizadas, temperos, condimentos, substâncias e assim por diante.

A linguiça como conhecemos hoje foi muito modificada em sua produção com a colaboração da indústria. Já a linguiça artesanal se assemelha muito ao modo como ela era produzida e consumida na época do Império Romano.

Naquela época, os embutidos recebiam o nome de farcimina. E quando por motivo de necessidade os caçadores abatiam algum animal e não queriam desfazer-se do que não podiam consumir, eles cortavam as carnes da caça e embutiam-nas nas tripas limpas do animal, então, acredita-se que daí surgiu a linguiça.

Para que aquela carne não estragasse, ela era temperada com sal e ervas aromáticas, preservando-a assim para o consumo futuro.

Hoje, além da carne e da gordura animal, outros condimentos essenciais para a sua preparação são: sal, cebolinha, pimenta do reino e salsinha — esses são denominados condimentos naturais.

Condimentos para linguiça toscana

Para a preparação da tradicional linguiça toscana com carne de porco são usados condimentos convencionais como o coentro e o sal.

No entanto, existe uma infinidade de condimentos que podem ser utilizados na preparação da linguiça toscana (suína e de frango).

O ideal é utilizar temperos secos, como:

  • Alho em flocos,
  • Cebola desidratada;
  • Pimenta;
  • Orégano;
  • Gengibre em pó;
  • Louro em pó.

Ou ervas e condimentos secos, como:

  • Orégano;
  • Manjericão;
  • Salsinha;
  • Tomilho;
  • Alecrim;
  • Cebolinha;
  • Pimenta do reino.

As ervas e especiarias secas devem ser esmagadas antes da sua utilização, pois assim elas liberam e fixam mais o sabor.

No entanto, as ervas e os temperos secos podem conter substâncias contaminantes e, por isso, o ideal é escolher bons fornecedores de ervas e especiarias a fim de evitar a contaminação do produto proveniente das ervas aromáticas.

Condimentos para linguiça calabresa

Quando se trata de encher linguiça há inúmeras possibilidades e opções. Para quem gosta de produzir a própria linguiça em casa temperos, ervas e especiarias podem ser utilizadas a vontade.

Além de escolher a melhor carne, a graça de preparar a linguiça é poder variar nos temperos e condimentos.

Quem opta por preparar a linguiça em casa pode incluir ervas, queijos, azeitonas e até mesmo nozes para expandir o sabor da peça.

Na feijoada, na pizza ou nos aperitivos as linguiças possuem variantes pelo Brasil.

A famosa linguiça calabresa de Bragança Paulista (Interior do estado de São Paulo) leva toques tradicionais de pimenta e pode contar com outros ingredientes além da carne de porco como tomate seco, queijo, azeitonas e até mesmo rúcula.

Os condimentos para linguiça podem ser adicionados antes de servir, durante o consumo e no meio do cozimento, isso porque alguns são específicos para dar sabor e, outros, textura aos alimentos.

Por isso, pense em como você pretende preparar a linguiça e selecione os condimentos mais adequados para tal.

Os profissionais nutricionistas recomendam que se dê preferência a ervas como alecrim, manjericão, tomilho, orégano e cebolinha, pois esses são condimentos mais saudáveis e tendem a trazer benefícios para a saúde.

Além disso, as ervas secas são ótimos condimentos para linguiça porque são nutritivas e ricas em vitaminas A e C, além de trazerem um aroma mais refrescante ao prato.

Onde comprar?

É possível encontrar condimentos para linguiça em lojas de ervas, especiarias e temperos e supermercados. Existem também fornecedores de ervas e especiarias que vendem os condimentos preparados e prontos para o uso.

No entanto, conforme alertado, é necessário escolher fornecedores de confiança por conta do risco de contaminação que há.

Gostou desse post sobre condimentos para linguiça? Tem alguma dica? Aproveite a visita e compartilhe a sua opinião sobre o assunto conosco.

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta