Cursos de charcutaria: veja os principais cursos de especialização

4 minutos para ler

Charcutaria se tornou uma prática popular de conservação de carnes, além de colorização e aromatização.

Não demorou muito a se tornar mais do que um hobby, mas uma técnica profissional com cursos de charcutaria sendo disponibilizados no Brasil.

Vários profissionais da prática e chefs renomados ensinam a melhor forma de se utilizar da técnica, seja de forma presencial ou por curso online. Dessa forma, fica mais difícil escolher qual o melhor para seu caso.

No entanto, aqui vão algumas dicas especiais de cursos de charcutaria disponibilizados no Brasil. Prossiga com a leitura do artigo e conheça melhor sobre o assunto!

Cursos de charcutaria pelo Brasil

Há vários cursos de charcutaria disponibilizados pelos amantes da carne pelo Brasil que ensinam sobre a prática de forma presencial ou online. Em sua maioria, contam com chefs e profissionais renomados na técnica.

Alguns abordam certos aspectos da charcutaria, outros tratam de forma geral, mas todos possuem a qualidade necessária para figurar nessa lista. Aqui vão algumas dicas para você.

Academia de Charcutaria

Para começar, um curso que preza pela alta carga de prática, mas que também possui conteúdo rico na teoria.

A Academia de Charcutaria aborda criação e abate suíno, boas práticas de fabricação, legislação e outras lições na parte teórica.

E aborda variadas práticas de charcutaria como desossa suína, embutido à base de pele cozida e outras coisas.

Tudo pelas mãos de Raymond Graumans, dono da empresa Graumans, e Diego Jacob, chef de cozinha e especialista em charcutaria.

Instituto da Charcutaria

O Instituto da Charcutaria oferece seu conteúdo sobre a técnica da seguinte forma: 3 cursos em nível (básico, intermediário, avançado) e 4 combos que os combina em grupos. Esses 7 conteúdos são colocados dessa maneira:

  • Básica – linguiças (curso 1);
  • Intermediária – cozidos e defumados (curso 2);
  • Avançada – fermentados e maturados (curso 3);
  • Linguiça, cozidos e defumados (combo 1);
  • Linguiça, fermentados e maturados (combo 2);
  • Cozidos, defumados, fermentados e maturados (combo 3);
  • Linguiça, cozidos, defumados, fermentados e maturados (combo 4).

Tudo é trazido pelas das mãos de Edson Navarro, charcuteiro há mais de 10 anos (vindo de tradição familiar), e Victor Falcone, idealizador da Charcutsalu.

Curso de Iniciação à Charcutaria (Seduc Intec)

Um curso voltado para a introdução ao mundo da charcutaria, sua arte e seus processos. De maneira simples, aborda carnes, embutidos, salgados e defumados no seguinte conteúdo programático:

  • Linguiça frescal;
  • Linguiças recheadas;
  • Salame colonial;
  • Presunto cozido.

No entanto, o curso de 4 horas/aula da Seduc Intec é oferecido apenas no Paraná.

Escola de Charcutaria Artesanal Curato

Uma das primeiras escolas de Charcutaria Artesanal, a Curato conta com vários cursos presenciais agendados para o ano de 2019 em São Paulo.

Percebendo a franca evolução da prática no país, ela busca aumentar o número de empresas no ramo, criar um mercado.

Isso é trazido pelas mãos de Edson Navarro, entendido do assunto desde a infância através da família e presidente da APAC (Associação Paulista de Charcutaria).

Seu objetivo é trazer informações sobre o assunto da forma mais simples.

A Cava

Por fim, um dos melhores cursos de charcutaria disponíveis na internet e um dos mais completos.

A Cava disponibiliza para seus alunos os cursos de linguiças e defumados artesanais, além de um curso completo para quem busca entender mais ainda.

Além disso, conta com o curso presencial em super aula sobre a prática.

Tudo isso pelas mãos do administrador da maior comunidade de charcutaria no Brasil, Peterson Rebechi.

Entusiasta da prática, entrou de cabeça nela através da influência familiar italiana e se interessou pela ciência que a envolve.

Dessa forma, busca trazer esse entendimento científico para vários alunos. Com a experiência de muitos projetos, Rebechi trouxe um dos melhores cursos de charcutaria no país.


Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta