tempero para churrasco tempero para churrasco

Temperos para churrasco: deixe sua carne mais suculenta e saborosa!

4 minutos para ler

Pensando em como temperar a carne, o povo brasileiro sempre cai no lugar comum dos temperos: o sal grosso. Afinal, quando se pensa em temperos para churrasco o sal grosso se destaca por não superar e nem esconder o gosto da carne.

Mas o tempero sempre deve ser lembrado como um toque especial em sua peça, aquela diferença no resultado final. Um tempero pode fazer algo além, podendo até interferir na maciez e suculência da carne!

E nesse artigo, você poderá acompanhar os seguintes temperos para churrasco e dar um show na próxima vez que estiver na churrasqueira.

  • Sal;
  • Alho;
  • Pimenta-do-reino;
  • Gorduras;
  • Ervas frescas e especiarias;
  • Mel.

Temperos para churrasco: Dos mais óbvios aos mais incomuns

Quando se fala em temperos, você pode tomar muitos caminhos. Mas no churrasco muito recai no básico sal grosso, que torna a carne mais suculenta, embora não cause maior impressão.

Só que você pode muito bem variar em seus condimentos e dar aquela pitada a mais característica de um tempero.

Sal

Voltando àquela questão básica de que sal grosso pode ser muito bem suficiente para as peças de carne, você pode muito bem variar nessa família.

A flor de sal combina perfeitamente com aquela carne vermelha já com o corte pronto. Já o sal negro, de origem vulcânica, tem um sabor acentuado e sulfuroso, bem forte mesmo, e é ideal como tempero de peixes, por exemplo.

Alho

E começando por outro ingrediente conhecido de um churrasco, o alho quando combinado com outros elementos, numa marinada, pode dar melhores resultados numa peça.

Combine com vinho tinto e alecrim e lance sobre uma carne vermelha, deixe absorver, e veja o gosto da carne se acentuar.

Pimenta-do-reino

Essa pimenta quando moída na hora de aplicar na carne pode trazer um sabor incrível às peças e um gosto agradável a seu paladar.

Mas essa é muito mais relacionada à cortes bovinos. Quer opções para carnes suínas, por exemplo? Aposte em pimentas frescas, como a pimenta jamaicana que cai muito bem numa costelinha de porco.

Com a pimenta, as marinadas ficam mais temperadas, e as peças, mais suculentas.

Ervas frescas e especiarias

Essas podem chamar a atenção por terem um ar mais exótico. Objetivo de intensas navegações no passado, esses condimentos devem ser usados com moderação nas peças de carne.

Ervas como tomilho e alecrim, cominho e salsinha são boas opções para dar um sabor irresistível. Assim como o alho, quando combinadas com outros condimentos, pode resultar em marinadas saborosas.

Gorduras

Pensando em um tempero mais natural? Use a própria gordura da carne como tempero!

Preparar o churrasco com esse tempero especial pode garantir um realce ao sabor, destacando a peça e dando maciez e suculência.

Mas e caso os convidados não gostem muito desse tempero? Apenas asse com ela e a retire depois no prato!

Mel

Pouco pensado quando a peça está para ser levada à grelha, esse tempero pode adocicar na medida certa e dar um agridoce maravilhoso à carne!

Para aqueles que querem ser mais aventureiros na churrasqueira, basta passar uma pequena quantidade de mel na carne já à grelha. Até mesmo fazer um molho de mostarda e mel surge como outra opção com o mesmo sucesso.

As combinações mais saborosas para os temperos para churrasco

Tendo a teoria, está na hora da prática! As combinações mais saborosas podem surgir de experimentos nas cozinhas, mas alguns já são bem famosas no meio churrasqueiro.

Em carnes de carneiro e de porco você pode utilizar de condimentos como alecrim, limão, chimichurri, coentro e pimenta calabresa. O alho anteriormente citado cai muito bem como tempero de carneiro e é uma opção tentadora na cozinha.

As famosas marinadas caem como uma luva nas peças de carnes dos mais variados tipos. Uma que pode ser citada é a marinada, que contém mel, e é usada para criar uma receita diferente para o Cupim.

Visto todos esses temperos e combinações, busque achar ainda mais temperos para churrasco e crie a combinação perfeita para seu dia à grelha!

Posts relacionados

Deixe uma resposta