Carne orgânica Carne orgânica

Afinal, o que é carne orgânica?

5 minutos para ler

Você já ouviu falar em carne orgânica? A carne orgânica é o tipo de carne que não foi tratada em nenhum processo tradicional da indústria de carne convencional, como o uso de anabolizantes, hormônios ou antibióticos, por exemplo.

Em palavras mais simples, trata-se de uma carne totalmente natural. Produzida a partir de um sistema ambientalmente correto e economicamente viável.

Esse sistema passa por uma auditoria e certificação, onde é garantido que a carne é produzida da maneira mais natural possível. Ou seja, é uma produção isenta de resíduos químicos e com preocupação socioambiental.

Quer saber mais sobre a carne orgânica? Basta continuar a leitura.

Qual a diferença entre a carne orgânica e a carne tradicional?

Aparentemente, a carne orgânica assemelha-se muito com as carnes bovinas convencionadas encontradas nas casas de comercialização de carnes.

No entanto, a diferença está no modo de produção, conforme citado. A carne orgânica é produzida a partir de um sistema ambientalmente correto, de maneira mais natural possível, evitando o sistema convencional das indústrias que promove a utilização de resíduos químicos na produção de carne.

Dessa forma, as propriedades nutritivas da carne orgânica são mantidas garantindo um produto de qualidade superior às carnes convencionais e mais natural.

Quais as vantagens da carne orgânica para a saúde?

Ao adquirir e consumir carne orgânica certificada o consumidor possui garantia de que está levando para a sua casa um produto completamente isento de resíduos químicos.

Isso porque a carne orgânica é produzida de maneira natural, os animais são tratados especialmente com medicamentos homeopáticos e fitoterápicos e são vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos.

Dessa forma, não há nenhum tipo de resíduo químico que passe pela produção da carne, nem mesmo que entre em contato com os animais originários.

Assim, o processo de produção diferenciado da carne orgânica permite ao consumidor ter acesso a um alimento totalmente seguro e saudável.

Além disso, a carne orgânica possui mais nutrientes e níveis mais altos de ômega 3 e 6 — ácidos graxos benéficos para a saúde, especialmente para reduzir riscos de problemas cardíacos

Quais as vantagens da carne orgânica para o meio ambiente?

A carne orgânica é produzida em fazendas certificadas de criação de gado. Essas fazendas seguem normas rígidas em relação à certificação orgânica, que determinam e asseguram um sistema de produção de carne ambientalmente correto.

Essas normas exigem primeiramente que os produtores cumpram toda a legislação ambiental. Ou seja, garantem a proteção das áreas naturais que devem existir dentro das propriedades rurais, como por exemplo, as matas nas beiras dos rios.

Além do cumprimento das normas da legislação ambiental, a certificação exige ainda a proteção das nascentes e de corpos d’água e proíbe também a utilização de fogo no manejo das pastagens.

Além disso, por se tratar de um sistema que proíbe totalmente a utilização de agrotóxicos e resíduos químicos no processo de fabricação, evita-se a contaminação dos recursos hídricos e do solo localizados dentro da região produtiva.

E, por isso, a carne orgânica traz vantagens diretas ao meio ambiente, já que todo o processo de fabricação da mesma visa poupa-lo de possíveis agressões e danos sofridos durante o processo produtivo.

Onde comprar carne orgânica?

A carne orgânica ainda não é muito consumida e conhecida no Brasil, pois há pouco tempo ela vem sido explorada de maneira comercial no país.

É um processo de produção em estruturação, onde uma das principais prioridades é esclarecer ao consumidor as vantagens do consumo da carne orgânica em relação à carne tradicional.

No Brasil há somente uma indústria que comercializa a carne orgânica certificada.

Ela é produzida por duas associações de produtores de carne orgânica localizadas na Bacia Hidrográfica do Pantanal, a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (ASPRANOR), no Mato Grosso e a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), localizada no Mato Grosso do Sul.

No entanto, para quem deseja experimenta-la, os cortes de carne orgânica podem ser encontrados nas grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, nas grandes redes de varejo.

A carne orgânica é capaz de trazer diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde, no entanto, assim como qualquer outro alimento orgânico os seus preços são mais elevados que alimentos não orgânicos.

E, por isso, o fator econômico é o único inconveniente relacionado ao consumo da carne orgânica. No mais, a alternativa é socialmente justa e ambientalmente correta.

Gostou desse post sobre carne orgânica? Já conhece o alimento? Aproveite a visita e compartilhe a sua opinião sobre o assunto conosco.

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta