como cortar picanha para churrasco como cortar picanha para churrasco

Como cortar picanha para churrasco? 3 dicas

4 minutos para ler

A carne mais popular dos churrascos brasileiros, a picanha, é conhecida por sua maciez e suculência característica e é item principal de qualquer churrasqueira. Nada melhor como cortar picanha para churrasco e aproveitá-la na grelha.

Localizada no início do coxão duro do boi, é conhecida por sua gordurinha que a garante entre as carnes mais populares do Brasil. No entanto, ela tem formas de corte que podem aprimorar ainda mais seu gosto.

Continue a leitura do artigo e veja 3 dicas de como cortar picanha para churrasco.

3 boas práticas de cortar picanha para churrasco

Sempre cortar no sentido contrário da fibra (carne crua)

Tenha sempre em mente na hora do corte o sentido da fibra, pois é de costume cortar a carne no sentido contrário. Em caso de corte no sentido exato da fibra, enquanto carne crua, ocorre da carne se tornar dura e assim estragar a experiência.

Buscar manter as mesmas dimensões

Apesar de algumas diferenças nos cortes sempre ocorrer, busque ter pedaços com dimensões semelhantes para melhor aproveitamento na grelha. Lembre-se que o fato dos pedaços terem dimensões diferentes os levam a terem momentos de assar diferentes.

Sempre cortar na direção da fibra (na hora de servir)

O segundo corte ocorre após ser retirado da churrasqueira, sendo feito na direção da fibra para que permita uma melhor mastigação da carne.

As 4 formas de corte da picanha

Inteira

Uma sugestão para esse tipo de corte é realizá-los na gordura em uma direção, no restante em outro. Através disso o sal e a gordura da própria carne tem mais facilidade de entrar na peça. Outra forma de realizar esse corte é na própria grelha, mas sempre buscando manter uma distância de 40 cm do fogo.

Bifes na grelha

Forma mais clássica de corte, busque cortá-los a uma espessura de 3 cm, ou dois dedos, para melhor suculência da carne.

Bifes no espeto

Cortados na mesma espessura do corte na grelha, são colocados num espeto e levados à churrasqueiras, após acréscimo do sal. Nessa forma de corte, lembre-se: espetar os bifes com a gordura para o lado de fora do espeto.

Meia lua

Semelhante aos bifes no espeto, mas cortado de maneira mais grossa, chegando a cerca de 5 cm. Não deixe em fogo muito forte, pois pode vir a dourar por fora e não assar por dentro.

Como escolher a melhor peça na hora da compra

Para ter sucesso no corte de sua picanha, é preciso primeiro conseguir comprar a melhor picanha no mercado. Algumas características da carne podem lhe ajudar a achar o melhor pedaço de picanha do local e tendo isso em mente, conseguir os melhores cortes.

Primeiro, leve em conta a espessura da picanha, que é uma carne que costumar vir a ser alta, entre 4 a 5 cm de altura. Vindo abaixo disso pode ser sinal de um animal pequeno e mal alimentado, que produziu uma carne de qualidade inferior.

Depois veja se a camada de gordura está uniforme e sem buracos, com mais ou menos 1 cm de camada branca ou amarelo claro. Em caso de apresentar uma camada muito amarelada, é provável que a carne esteja muito dura.

E para terminar, verifique se a carne está limpa de forma correta com o seu açougueiro. Tenha conhecimento de que após sua limpeza não pode apresentar nervos, nem parte do coxão duro na peça.

Agora você já sabe as dicas para compra e corte de sua picanha, informações importantes para melhor aproveitamento da carne na grelha.

Saber como cortar a picanha para churrasco é essencial para aproveitar o máximo da maciez e suculência dessa carne valiosa. E ai, sabe de alguma técnica que não mencionamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta