Basta o fim de semana chegar que já bate aquela vontade de preparar um bom churrasco para curtir com a família e os amigos.

Você compra a cerveja, prepara a churrasqueira, os aperitivos. Mas, você sabe quais são as melhores carnes para churrasco?

Quando você vai ao supermercado, as opções parecem infinitas. No açougue também. E se você for depender do vendedor, é capaz de você sair de lá com um boi inteiro para fazer seu churrasco.

Por isso, antes de comprar a carne, o ideal é que você já saiba quais são as melhores para preparar um churrasco. Foi por isso que preparamos esse artigo para você.

Nele vamos listar as quinze melhores carnes para churrasco para transformar o seu churrasco em uma diversão bastante saborosa. Quer saber mais? Então continue lendo esse artigo para descobrir. Boa leitura!

1: Picanha

Não tinha como a primeira ser outra carne. A picanha é uma carne bastante suculenta, apetitosa e tem um sabor incomparável. Ela pode ser temperada apenas com sal grosso ou você também pode usar outros condimentos, como alho e pimenta do reino.

Sua carne é bem macia, com uma cor avermelhada e com uma capa grossa de gordura. É isso que faz com que o seu sabor seja tão gostoso. Antes de começar a assar, a dica é selar a carne para que o seu sabor fique realmente bom.

Para que isso aconteça, deixe a picanha a uma distância de 20 centímetros do fogo durante alguns minutos. Deixe girando até que os dois lados fiquem avermelhados.

Depois, basta subir a carne até que ela asse no ponto que você desejar. A selagem vai deixar a carne bastante saborosa e suculenta.

Uma dica é servir a carne ao ponto ou mal passada. Assim, o seu sabor vai ficar bem nítido.

2: Costela

Essa é outra carne que sempre ganha bastante destaque nos churrasco, seja ela de boi ou de porco. É um corte clássico do churrasco gaúcho, possuindo um sabor indescritível.

Pode ser encontrada em duas versões: costela ripa ou costela ponta de agulha. A primeira possui uma carne mais seca com ossos maiores. A segunda possui mais gordura com ossos mais finos.

A costela possui fibras compridas e grossas, por causa disso, seu tempo de preparo costuma ser um pouco maior. É uma carne que aceita temperos mais elaborados ou até o puro e simples sal grosso. A costela é uma carne que deve ser servida ao ponto.

3: Fraldinha

A fraldinha é uma carne de fibras longas e cortes pequenos. Se você quer uma opção leve e macia para o seu churrasco, a fraldinha é uma excelente opção. Isso porque ela não possui muita gordura.

Você pode prepara-la na brasa. Basta temperá-la com limão, manteiga, alho, sal e suco de laranja. Depois, enrole a carne com papel de alumínio.

Preste atenção para não passar do ponto porque ela costuma ser assada com muita facilidade. Sirva em pedaços grossos.

4: Maminha

Talvez, essa seja a parte do boi que contém maior concentração de gordura. Por isso, é uma carne saborosa, macia e bastante suculenta. Para servir esse tipo de carne, a dica é cortá-la sempre contra as fibras da carne, em fatias.

Você pode prepara-la na grelha ou no espeto e temperá-la apenas com sal grosso. Sirva ao ponto ou mal passada. Caso passe do ponto, seu sabor pode ficar diferente, por isso, cuidado.

5: Asinhas de Frango

Se no seu churrasco terá crianças, então uma boa dica é separar as asinhas de frango para elas. Isso porque essa carne é bem crocante e possui um sabor delicado. Para temperar, use temperos agridoces ou bem leves.

A vantagem dessa carne é que ela absorve bem os ingredientes. Pode ser feita na grelha, no forno ou até no espeto. Você também pode prepara-la com molho mostarda, deixando-a ainda mais saborosa.

6: Alcatra

Essa é uma carne bem macia, possuindo menos gordura que a picanha. Por isso, é uma opção bem saudável e saborosa. Você pode prepara-la na grelha, mas cuidado. Ela só demora de 15 a 20 minutos para ficar pronta. Então, tenha atenção para que não passe do ponto.

7: Filé mignon

Essa é uma carne que não costuma ser muito usada para churrasco, por ser um corte nobre e um pouco mais caro. Mas, para quem gosta de ousar, o Filé mignon é uma excelente opção.

É uma carne macia, com sabor levemente adocicado. Você pode prepara-la em grandes pedaços ou até mesmo inteira. Sirva em espetinhos com pedaços de pimentão e cebola ou acompanhada de outras carnes, como bacon e linguiça.

8: Contrafilé

É um corte suculento, macio e recomendado para ser feito na grelha, deixando seu ponto bem mal passado. Para quem gosta de comer uma carne sangrando, essa é uma excelente opção, com um sabor bem acentuado. Pode ser servida picada ou em grossos bifes.

Retire o nervo da lateral para prepara-la e asse em uma temperatura um pouco mais alta. Assim, você não deixa a carne dura.

9: Lombo de Porco

Essa pode ser considerada uma carne branca para os churrascos. Você pode prepara-la em espetos ou em pequenos cubos. É uma carne bastante saborosa e saudável, sendo uma excelente opção para quem quer desfrutar de um bom churrasco sem exagerar na gordura.

10: Miolo de Alcatra

Essa é uma carne muito macia, leve e saborosa, visto que possui pouca gordura. É bem rápida de ser preparada e possui um sabor acentuado. Por isso, é uma carne bem procurada pelos churrasqueiros. De preferência, prepare essa carne na grelha, em pedaços maiores.

11: Cupim

O cupim é uma carne consistente e fibrosa. Tem um sabor bastante característico, podendo ser servida com saladas e risotos. É uma ótima opção para churrasco, porém demora um pouco para ficar no ponto ideal.

Para os churrasqueiros mais organizados, uma boa dica é enrolar essa carne em papel alumínio. Assim, o calor vai ser melhor distribuído na peça.

12: Bisteca

Essa é uma carne bastante saborosa e entremeada de gordura. Deve ser assada na grelha, temperada apenas com sal grosso. Fica pronta em aproximadamente 20 minutos, devendo ser virada na metade do tempo para que asse totalmente. Fica bastante suculenta e saborosa.

13: Coraçãozinho de galinha

Essa é uma excelente carne para abrir o churrasco. Possui um gosto bastante leve, sendo bastante saborosa e suculenta. O ideal é que você não a asse demais, caso contrário, você vai perder o sabor dessa carne. Seu tempo de preparo costuma ser de aproximadamente 15 minutos.

14: Acém

Essa é outra ótima opção para churrasco, sendo também bem suave e suculenta. Você pode prepara-la apenas com sal grosso e azeite. Deve ser servida mal passada, para que o seu gosto seja acentuado. Outra dica é não assá-la em um fogo muito alto, senão ela perde o sabor.

15: Coxão mole

Raramente alguém pensa no coxão mole para o churrasco. Mas essa é outra ótima opção para o seu churrasco. Isso porque ela rende bifes grandes, quando feitos na grelha. A carne fica bem suculenta e macia.

Agora você conhece as quinze melhores carnes para churrasco. Até mais!

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novos conteúdos!

Escreva um comentário