como cortar alcatra para churrasco como cortar alcatra para churrasco

Como cortar alcatra para churrasco

4 minutos para ler

Como cortar alcatra para churrasco é para muitos uma ação fácil de executar, mas isso não significa que não haja uma maneira melhor de o fazer.

Consistindo em subcortes como maminha, picanha e miolo, ela pode ser preparada para produzir o máximo de sua suculência. Saber separar os cortes da alcatra pode também lhe trazer economia, já que os custos deles separados costuma ser mais caro.

Para aproveitar bem cada corte desse tipo de carne e economizar, acompanhe o artigo e aprenda como cortar alcatra para churrasco.

Como cortar alcatra para churrasco em 7 passos

A peça inteira em seus 80 centímetros (em média) contém cinco cortes distintos, sendo as mais conhecidas a picanha e a maminha. O tender-streak é o mais nobre, cuja retirada estratégica permite chegar aos outros dois pedaços: baby beef e o coração da alcatra.

Estes possuem sabor acentuado e são cortados em bifes grossos antes de ir à churrasqueira. Para aproveitar a alcatra e seus cortes, siga os seguintes passos:

  1. Limpe a alcatra, retirando toda a membrana e sebo da carne

À medida que vai se limpando a carne, começa-se a perceber os distintos cortes da alcatra, já que estes são separados por membranas.

  1. Retire a primeira parte, a maminha (a ponta da alcatra)
  2. Retire a picanha

Busque com as mãos a membrana que separa esse corte do miolo.

  1. Limpe com cuidado o miolo da alcatra

Retire todos os nervos e o resto do sebo, pois isso será importante para chegar aos outros 3 cortes.

  1. Separe o tender-steak

Localizado na parte superior da alcatra, é conhecido por sua cor vermelha mais escura em relação ao resto do miolo. Você também pode sentir a membrana com suas mãos.

  1. Corte o nervo na longitudinal

Esse nervo existe na parte externa do miolo, sendo que este determina a divisão entre o baby-beef e o coração da alcatra.

  1. Limpe a carne, retirando todas as membranas e sebos que sobrarem

Como resultado dessa operação, você terá os cinco cortes feitos, com texturas e sabores diferentes em uma só peça de alcatra e prontas para a grelha.

No entanto, aquele que fizer os cortes, tem de ter uma faca afiada. Se faz necessário o cuidado, pois se o corte não acompanha a fibra, a carne fica dura.

A influência de cada corte no resultado final

Considerando o tamanho de uma alcatra, cada corte em especial possui certa influência no resultado final. A picanha é uma das partes mais saborosas e pode ser servida fatiada ou até em steaks altos e espessos. Pode ser temperada com alho ou somente sal grosso.

A maminha possui sabor mais suave e por isso deve ser preparada grelhando-a com a capa de gordura, para reforçar o sabor da carne. Já o miolo da alcatra é a carne mais macia e saborosa, podendo ser aproveitada em diferentes cortes:

  • Formato de bife largo e espesso, sendo saboroso e ótimo para grelhar;
  • Cortando sua parte central em forma de rodelas espessas, chamada Bombom;
  • O miolo propriamente dito pode ser cortado em peças maiores, podendo proporcionar maciez e bom sabor.

Melhor peça na hora da compra

No momento da compra, você pode observar alguns elementos para escolher a melhor peça de alcatra disponível. A cor da carne pode indicar informações de como o animal foi abatido, como a carne foi conservada, se é fresca ou não.

Para ter a melhor escolha e talvez a mais confiável, opte pela peça que esteja entre a cor vermelho púrpura até o vermelho brilhante.

De qualquer forma, busque sempre o corte mais suculento, como uma recomendação do coração da alcatra, muitas vezes chamada de verdadeira alcatra.

Saber como cortar alcatra para churrasco pode muito bem lhe trazer economia e respeito entre seus amigos de churrasco.

Para acompanhar novas dicas e receitas de churrasco, nos siga pelo Facebook e Instagram. Toda semana subimos novas dicas e receitas de churrasco!

Posts relacionados

Deixe uma resposta