melhores facas para churrasco melhores facas para churrasco

Melhores facas para churrasco: como escolher?

5 minutos para ler

Quando se pensa em churrasco, as primeiras coisas que trazem preocupação são as carnes que se deve comprar ou as cervejas que se deve trazer. Porém um conhecimento que se deve ter é saber quais as melhores facas para churrasco e como usá-las no preparo da carne.

Você tem que conhecer bem seu instrumento de trabalho, a sua precisão e se ela está devidamente afiada para o serviço. Conhecer bem o instrumento que vai utilizar pode muito bem ajudar a preparar a carne da melhor forma, principalmente se for um amador.

E aqui nesse artigo você vai poder conferir como escolher as melhores facas para churrasco!

Como escolher as melhores facas para churrasco

Quando pensar em facas para churrasco, não imagine que a única função dela é cortar carne. Uma faca pode garantir textura e a maciez da peça, existindo um tipo de faca para cada corte, até servindo apenas para certa funcionalidade.

Então quando for pensar nas melhores facas para o seu churrasco, leve em conta 3 aspectos importantes:

  1. Cabo

Antes de tudo, essa parte da faca deve apresentar boa aderência a sua mão e ser confortável. Essas características influenciam em como o churrasqueiro irá manusear a carne.

Opte pela melhor escolha e veja se o instrumento possui o cabo bem preso à lâmina e se não escorrega facilmente de sua mão.

  1. Material

No mercado você achará diversos materiais, mas como um bom churrasqueiro, opte por aquelas de aço forjado.

Produzidos a partir de aço derretido e colocados em moldes nos quais os cabos são instalados. Esse processo garante boa aderência, fácil afiação e maior resistência.

  1. Tamanho

Isso se mostra especial para cada caso e depende muito do tamanho de carne que você irá cortar. Peças grandes exigem facas grandes, mas um churrasco pode ser feito de variados tipos de carnes.

Nesse caso, é recomendado que tenha em mente comprar logo um kit inteiro para que não seja pegue de surpresa.

  1. Lâmina

O tipo de lâmina que você usar na peça pode alterar em muito a degustação da mesma. O ideal para os churrascos é optar pelas lâminas lisas ao invés de serra.

Serras rasgam a fibra da carne e, em consequência, deterioram a textura e a maciez da peça escolhida. Tendo essas informações, duas facas surgem como preferência para o seu churrasco: a faca campeira e a tradicional faca de cozinha.

A faca campeira conta com um cabo de madeira e seu aço pode ser forjado ou de inox, sendo esse aço mais apropriado para iniciantes. Ele é a mais recomenda para cortar carnes maiores e grossas, mas não por isso é de difícil manuseio.

Já a faca de cozinha, de menor porte, é recomendada para picar temperos e outros itens para o churrasco. Divida bem as funções de cada: a faca campeira deve ser usada para o churrasco, a faca de cozinha para legumes, temperos, etc.

Como cuidar de sua faca e manter sua longevidade

É preciso entender que a faca que usar é sua mais fiel companheira de churrasco. Assim como ela vai tratar bem de sua carne, você deve a tratar bem para manter sua qualidade e assim permanecer nos vários churrascos que fizer.

Antes de tudo, sempre mantenha-as limpas. Após uso, retire toda a sujeira que estiver na lâmina e no cabo, e a limpe bem. Atenção no ponto de união da lâmina com a empunhadura: é ali que a sujeira pode se acumular.

Lembre-se que qualquer aço pode enferrujar se não for bem enxugado. Antes de guardá-las, garanta que estejam limpas e secas, e em caso de empunhaduras de madeira deixe secar por mais tempo em local bem ventilado. Nunca esqueça de tratar bem sua companheira: guarde elas em suas respectivas bainhas ou em estojo separado.

Como afiar bem sua faca e permitir o melhor corte da peça

Existem vários métodos para afiar sua faca, como chairas, pedras de afiar, entre outros. Para um fio perfeito, pense mais em uma chaira ou pedra de afiar, estes permitem melhor controle do resultado final da afiação.

O método nos dois é o mesmo: deslize a faca pela pedra/chaira num ângulo de 20º ou algo próximo disso. Ângulo maior remove o fio, ângulo menor dificulta o processo. E tenha em mente o seguinte: não há necessidade de pressa ou pressão na afiação em cima da pedra ou da chaira. 

Tendo todas essas informações do artigo, espero que na próxima vez que for ao mercado você saiba fazer a escolha certa. Para acompanhar mais dicas como essa, siga o Tudo Sobre Churrasco pelo Instagram e Facebook.

Nos dois canais temos novas dicas de utensílios e receitas para churrasco toda semana!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta